sexta-feira, setembro 15, 2006

Natacha Atlas: a senhora que inventou o Etno-pop





Natacha Atlas
A senhora que inventou o Etno-pop
Casa da Música, Sala Suggia, dia 28 de Setembro 2006, 22h

NOVA DATA - 8 NOVEMBRO | 22H00
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O Porto vai poder assistir, no dia 28 de Setembro, a um espectáculo único de Natacha Atlas - considerada a percussora do "Etno pop" - tendo liderado (nos anos 80) o grupo Transglobal Underground. Um espectáculo absolutamente a não perder.

Oriunda duma família descendente do Egipto, Marrocos e Palestina, filha de mãe inglesa e pai egípcio, Natacha Atlas serve-se da sua voz sensual e misteriosa para fundir a cultura musical indo-árabe com outros géneros do norte de África e do Ocidente.
Natacha Atlas é uma cantora cujo estilo musical mistura sonoridades do Médio Oriente e do Norte de África com a música electrónica, interpretando a maior parte das suas canções em árabe, mas cantando também em inglês, francês e castelhano.
No seu quinto álbum a solo, "Something Dangerous", a diva do "etno pop" rendeu-se mais ao inglês e produziu um trabalho mais acessível aos ouvidos "ocidentais" - trazendo à tona colaborações com nomes grandes da música eletrónica, como é o caso de Andy Gray e Xenomania, uma belíssima colaboração com Sinead O'Connor.
Este encontro do acústico com o processamento eletrónico imprime uma força especial às composições de Natacha Atlas - cujo resultado deste último disco é, de resto, o menos étnico e mais pop de todos os sues anteriores álbuns

Sem comentários: